Empreendedorismo
6/12/2024
Há 18 anos a empresa de facilities Coreco foi criada e de 2023 para cá está sendo feito um grande trabalho de expansão com a criação do Grupo, a formação da franqueadora chama a meg, a Coreco Franchising e o banco digital Coreco Bank.
Com a criação do grupo, Marcos Campos absorveu naturalmente o cargo de CEO. E ninguém melhor do que ele para contar a própria história.
Até hoje eu circulo em todas as áreas. Quando nós passamos pela certificação de ISO da 9001, que é uma gestão de qualidade interna, eu participei ativamente da criação da discussão com nossos auditores internos e da certificadora. Eu gosto de saber. Hoje eu estou em São Paulo e com as franquias eu vou ouvir o nosso franqueado porque tem que ter esse diálogo.
Cada região tem suas particularidades e suas dificuldades e a gente precisa achar soluções para cada um da melhor maneira possível. O fato de ter vivenciado todo o crescimento da Coreco faz com que a gente saiba o passo a passo e esteja do lado do franqueado, acompanhando tudo. Nós começamos lá atrás, sabemos muito bem como é. A dedicação foi grande, a gente tinha uma salinha com uma mesa e uma cadeira, veio escalando isso e, graças a Deus, conseguimos chegar.
Franquias de prestação de serviços tem várias, mas analisamos os pontos falhos e as dificuldades que existem: fornecedor de produto, de equipamento, de uniforme, enfim, as empresas que trabalham nesse ramo sofrem com isso.
Na franqueadora chama a meg, vamos montar um centro de distribuição para fornecer produtos e equipamentos para os nossos franqueados, com um preço muito mais atrativo. Nosso banco digital vai auxiliar, caso ele precise ter uma avaliação de crédito, porque nós acreditamos no nosso negócio, por isso o Coreco Bank foi criado para ajudar a fomentar nossos parceiros.
E aí está a visão do nosso planejamento, as pessoas buscam esse auxílio, elas precisam enxergar uma empresa dando suporte de qualidade pra ela.
Com a distribuidora própria vamos padronizar os serviços oferecidos. Isso é bom para o franqueado, que vai ter um preço justo e para o cliente, que vai ter uma qualidade de entrega de excelência.
Também vamos disponibilizar um sistema para o franqueado ter a gestão do negócio. O que está faturando, os pontos falhos, se os funcionários estão entregando. Ele consegue acompanhar tudo, até a fiscalização nos pontos onde os funcionários estão em tempo real. São vários sistemas centralizados. O sistema de operação é um, mas totalmente linkado ao nosso sistema master.
A forma de pagamento também conta com a parceria do banco. Tudo feito com o sistema que a gente vai disponibilizar. Quem adquirir a franquia chama a meg já vai ter software e um smartphone. Vamos entregar uma ferramenta e a operação que envolve as contratações de serviço feitas via telefone.
Temos também a avaliação, do cliente para o nosso funcionário e do nosso funcionário avaliando o cliente. Para fazer um filtro e dar suporte, não só ao cliente, mas às pessoas que trabalham com a gente. Se houver um destrato com um funcionário, a pessoa vai poder relatar e nós conseguimos auxiliar o franqueado, estar próximo ajudando na gestão e na decisão a tomar.
Nós passamos nos locais pelo menos uma vez por semana, assim tratamos qualquer problema com mais rapidez e maior redução de riscos. Implementamos isso com a nossa certificação e ficamos mais criteriosos para trazer resultado.
Trabalhamos com uma empresa terceirizada, mas temos dentro da empresa contratada uma área de segurança no trabalho, com pessoas cuidando dos funcionários, falando sobre prevenção de acidente, cobrando sobre os EPIs, dando orientação. Temos a CIPA, o CIPAT, convidamos o pessoal das unidades para palestrar, trouxemos pessoas das unidades de saúde para conscientizar as pessoas, por exemplo, sobre a importância da vacina. Essa política de cuidado com o funcionário faz quem está dentro querer permanecer dentro da empresa.
A Coreco trabalha para que seja vantajoso para todos e a satisfação das pessoas nos motiva a ver que estamos realmente no caminho certo.